O Tomógrafo Sónico PiCUS analisa ondas sónicas para tirar conclusões sobre a estrutura interna da madeira. Em madeira sólida, as ondas sónicas propagam-se rapidamente. Defeitos na madeira interferem com a propagação das ondas, resultando em velocidades calculadas mais baixas. As diferentes velocidades registadas são apresentadas com cores distintas no tomograma.
O Tomógrafo Sónico PiCUS é utilizado em inspeções de segurança rodoviária detalhadas a árvores, com o objetivo de avaliar o estado interno de troncos com cavidades ou fungos. As medições tomográficas sónicas são particularmente comuns junto à base das árvores. Para além disso, os tomogramas sónicos PiCUS fornecem também informações valiosas sobre feridas de poda e bifurcações de ramos no diagnóstico de árvores.
É gerada uma imagem 2D a partir das velocidades medidas e da informação geométrica do nível de medição.
A representação gráfica apresenta zonas com diferentes tempos de trânsito em diferentes cores. Desta forma, é possível distinguir não apenas entre áreas intactas e defeituosas, mas também reconhecer diferentes graus de decomposição.
O software associado PiCUS-Expert permite a criação de gráficos 3D com diferentes níveis de medição tomográfica. Isto possibilita uma visualização clara da propagação dos danos, que pode ser inserida numa fotografia da árvore.