Tomógrafo Florestal PICUS SONIC

O Tomógrafo Sónico PiCUS analisa ondas sónicas para tirar conclusões sobre a estrutura interna da madeira. Em madeira sólida, as ondas sónicas propagam-se rapidamente. Defeitos na madeira interferem com a propagação das ondas, resultando em velocidades calculadas mais baixas. As diferentes velocidades registadas são apresentadas com cores distintas no tomograma.

O Tomógrafo Sónico PiCUS é utilizado em inspeções de segurança rodoviária detalhadas a árvores, com o objetivo de avaliar o estado interno de troncos com cavidades ou fungos. As medições tomográficas sónicas são particularmente comuns junto à base das árvores. Para além disso, os tomogramas sónicos PiCUS fornecem também informações valiosas sobre feridas de poda e bifurcações de ramos no diagnóstico de árvores.

É gerada uma imagem 2D a partir das velocidades medidas e da informação geométrica do nível de medição.

A representação gráfica apresenta zonas com diferentes tempos de trânsito em diferentes cores. Desta forma, é possível distinguir não apenas entre áreas intactas e defeituosas, mas também reconhecer diferentes graus de decomposição.

O software associado PiCUS-Expert permite a criação de gráficos 3D com diferentes níveis de medição tomográfica. Isto possibilita uma visualização clara da propagação dos danos, que pode ser inserida numa fotografia da árvore.

Especificações Técnicas:

O Tomógrafo Sónico PiCUS 3 pode ser operado com 6 ou 12 sensores, cada um montado numa cadeia de sensores. O equipamento é fornecido numa mala de medição robusta que inclui tudo o que é necessário para uma medição acústica: fita métrica, pregos, numeração dos pontos de medição… Até o Paquímetro PiCUS Versão 3 pode ser integrado opcionalmente na mala. Isto faz do PiCUS 3 o tomógrafo sónico mais compacto alguma vez desenvolvido por nós. Diâmetro do tronco da árvore para tomografia sónica PiCUS:
  • cerca de 30/40 cm até > 500 cm
Número de pontos de medição sem PC:
  • até 24
Número de pontos de medição com PC:
  • até 99
Número de sensores:
  • 6 / 12
Precisão da medição do tempo de propagação:
  • 1 µseg