Os dendrómetros de fita manual são amplamente utilizados em silvicultura comercial e investigação científica. Constituem um método fiável e económico para medições precisas e monitorização das taxas de crescimento das árvores.
As taxas de crescimento das árvores já fornecem informações suficientes para responder a muitas questões, por exemplo, em metrologia florestal comercial. Adicionalmente, estas taxas podem ser combinadas com dados de fluxo de seiva para correlacionar o consumo ou uso de água com a taxa de crescimento.
O dendrómetro de fita DB20 é composto por uma escala fixa e uma escala deslizante, mantidas em posição por um sistema de mola.
Em comparação com as fitas de plástico frequentemente utilizadas, a fita em aço inoxidável do DB20 possui um coeficiente de expansão significativamente baixo, de apenas 16 × 10⁻⁶ K.
É possível personalizar o equipamento cortando a fita conforme a circunferência específica da árvore; a fixação é garantida pela tensão da mola. O crescimento da árvore, sob a forma de aumento do diâmetro, pode ser lido manualmente na escala deslizante com incrementos de 0,1 mm.